O Brasil é considerado o 11º país mais inseguro do mundo, o que leva muitos empreendimentos e condomínios a investirem em segurança, sendo o controle de acesso um dos sistemas mais procurados.
A tecnologia é aliada da proteção de pessoas, propriedades e bens. Para isso existem diversos tipos de controle de acesso e diferentes modelos contendo desde as configurações mais simples até as mais avançadas.
Cada sistema é adequado para um tipo de ambiente e possui diferentes finalidades, sendo a restrição do acesso de pessoas não autorizadas apenas um dos seus muitos benefícios.
Se você deseja saber qual solução atenderá melhor as suas necessidades, continue a leitura. Neste post nós vamos abordar tudo sobre esse sistema de segurança e todos os seus benefícios. Confira!
O que é controle de acesso?
O controle de acesso é a composição de um sistema de segurança com barreiras que visam controlar as entradas e saídas de pessoas, veículos ou coisas, estabelecendo quem ou o que tem autorização para frequentar determinado ambiente ou acessar certos dispositivos.
Por exemplo, o controle de acesso pode ser físico ou lógico. O físico refere-se a residências, empresas, condomínios e ambientes materiais.
Já o lógico, trata da restrição do acesso à computadores, sistemas, arquivos e programas, por exemplo.
Embora tenham diversas funções, os controles de acesso são comumente utilizados para bloquear portas, catracas, janelas e portões.
Qual objetivo do sistema de controle de acesso?
Como o próprio nome sugere, esse sistema tem como principal objetivo controlar os acessos. Dessa forma, é possível restringir quem poderá ou não acessar determinados espaços e até mesmo em quais horários serão permitidos esses acessos, além disso é possível fazer a gestão dos acessos e identificar o fluxo.
A instalação de um controle de acesso serve para proteger ambientes, pessoas e patrimônios, evitando que pessoas não autorizadas e mal-intencionadas circulem pelo local.
Quais são os tipos de controle de acesso?
Existem diversos tipos de software e barreiras de controle de acessos, cada um possui uma finalidade e é ideal para um determinado ambiente. O sistema de dispositivo de bloqueio são as barreiras físicas utilizadas para separar áreas comuns de ambientes restritos.
Os equipamentos utilizados são escolhidos conforme o ambiente que se deseja controlar e o que deverá ser fiscalizado, veículos ou pessoas.
Confira abaixo quais são os principais dispositivos usados para o controle de acesso:
Fechaduras eletromagnéticas
Esse sistema é utilizado em portas e portões. Para isso é necessário substituir as fechaduras convencionais pelas eletromagnéticas.
Cancelas automáticas
Como as cancelas são acionadas por um pulso de contato seco qualquer sistema de controle de acesso pode ser integrado a elas
Catracas eletrônicas
A vantagem desse sistema é que permite o acesso de uma pessoa por vez. Evitando assim que indivíduos não autorizadas se aproveitem da entrada de alguém com permissão
Teclados
Os sistemas de teclado permitem a entrada de um indivíduo após a digitação correta de uma combinação numérica.
Cartões
Os cartões podem ter memória de contato ou de proximidade. Eles são lidos por equipamentos instalados próximos aos locais de acesso.
Biometria
O controle biométrico é um dos mais confiáveis, pois utiliza as características de cada indivíduo para autorizar ou não o acesso.
Esse sistema pode utilizar como parâmetro a geometria das mãos, as impressões digitais, o escaneamento da íris ou da retina, o reconhecimento de voz e de caligrafia e ainda a identificação da face.
Sendo esses três últimos itens bastante controversos. Isso porque pessoas com voz, escrita e aparência semelhantes podem conseguir ‘burlar’ o sistema, do mesmo modo que ocorre em alguns dispositivos celulares.
Portaria remota
Esse tipo de controle de acesso é feito remotamente por meio de câmeras. Através desse sistema o operador é pessoa responsável por controlar as entradas e saídas.
Os avanços tecnológicos para os sistemas de controle de acessos
Existem diversas tendências tecnologias que permitem identificar indivíduos para definir se estes possuem autorização ou não para acessar determinados locais.
A identificação de placas, por exemplo, é uma novidade que já está se tornando realidade em muitos empreendimentos.
Há pouco tempo, as organizações de controle de tráfego tinham a exclusividade para reconhecer placas de veículos.
Atualmente, um sistema que inclui uma câmera conectada a um computador permite interpretar as informações da placa de um automóvel e as enviar para a central de monitoramento.
Alguns softwares inclusive possibilitam aplicar restrições de trânsito no controle de acesso, tais como: identificar se um carro é roubado ou se está com o pagamento dos documentos atrasados.
Atendendo uma necessidade mais recente, imposta pela Covid-19, os painéis de identificação facial que identificam temperatura e utilização de máscaras também é um dispositivo inovador para o sistema de controle de acesso, os principais fabricantes de mercado garantem 99% de assertividade na identificação e liberação do bloqueio em caso de conformidade.
Principais benefícios e cuidado na implantação do sistema de controle de acesso
A implantação de um controle de acesso traz inúmeras vantagens, a segurança certamente é a principal delas, porém não é a única. Confira abaixo os principais benefícios desse sistema:
1 - Efeito dissuasivo
Um controle de acesso desestimula a ação de pessoas mal-intencionadas, já que estas percebem que a tentativa de entrada no ambiente não acontecerá tão facilmente.
2 - Permite maior gerenciamento do ambiente
Esse sistema de segurança permite ter um maior controle sobre a circulação de pessoas, bloqueando acessos indesejados e criando relatórios de todas as entradas e saídas do local.
3 - Alertar sobre tentativas de acesso não autorizadas
O controle de acesso possui a capacidade de identificar, alertar e armazenar os dados de quando uma pessoa não autorizada tentou adentrar no ambiente protegido.
Quanto mais cedo for detectado tentativas de ingresso sem permissão, mais fácil será a neutralização de um possível invasor criminoso.
4 - O controle de acesso auxilia na tomada de decisão
Além de armazenar dados sobre as entradas e saídas de espaços, o controle de acesso fornece relatórios sobre a movimentação do local.
Isso possibilita identificar qual é o horário de maior fluxo de pessoas, permitindo assim tomar decisões mais assertivas, como por exemplo, definir em qual horário é viável reduzir o quadro de funcionários.
5 - Integração com outros sistemas de segurança
Através da automação é possível integrar algumas tecnologias de controle de acesso com outros sistemas, como por exemplo, os alarmes de incêndio. Desse modo, em casos de emergência é possível liberar todas as saídas rapidamente.
6 - O controle de acesso possui excelente custo-benefício
Em relação a outros sistemas de segurança, o controle de acesso possui uma excelente relação custo-benefício, sendo considerado um dos principais investimentos para proteção de patrimônios e pessoas.
7 - Controle de horas extras
Para as organizações, o controle de acesso pode servir também para fiscalizar a jornada de trabalho dos funcionários. Desse modo, caso seja necessário moderar o número de horas extras de algum colaborador, é possível restringir o acesso dele na empresa em determinados horários.
8 - Cuidado na Implantação
É recomendado um cronograma para implantação de todo sistema iniciando pelos bloqueios de acesso, infraestrutura, cablagem e conectorização e em paralelo um pré-cadastro dos usuários para que após a configuração do software possa ser realizado um plantão de coleta de biometria e treinamento para os usuário e gestores que faram uso do sistema.
Considerações Finais
Como você pôde ver, existem muitas tecnologias de controle de acesso disponíveis no mercado.