O CFTV para Industria e mineração, (circuito fechado de televisão), consiste em um sistema de câmeras, onde as imagens estão disponíveis em um monitor, enviadas através de um aparelho chamado DVR ou NVR. As imagens podem ser gravadas ou apenas exibidas. Além disso, pode ser configurado para disparar alarme, possibilitar acesso remoto na internet, através de um aplicativo no celular. Oferecemos soluções robustas de CFTV para indústria e mineração, inovando com equipamentos com grau de proteção IP-69K, e oferecendo integração com os sistemas de controle de acesso, SDACI e intercomunicação.
CFTV (Circuito Fechado de TV) é um sistema de captação e retenção de imagens feita por câmeras digitais ou analógicas e que permite a vídeo-vigilância através de monitores conectados à uma rede central. Essa tecnologia é utilizada para fins de vigilância e segurança em residências e empresas.
Basicamente, o sistema CFTV é composto de três elementos: áudio e imagem, cabeamento e armazenamento. A captação de áudio e imagens pode ser feita por câmeras analógicas ou digitais desenvolvidas para esse fim.
Com vários modelos disponíveis, cada câmera atende um tipo de aplicação e são instaladas de acordo com a necessidade de cada ambiente.
A gravação de imagens
As câmeras captam as imagens do ambiente e a transformam em dados, que são enviados através de cabos, ondas e outros meios de transmissão para uma unidade central de monitoramento.
Geralmente aparelhos analógicos operam com cabos coaxiais e os digitais com cabos de rede UTP, iguais aos usados por rede de computadores.
Outras formas de transmissão de vídeo também podem ser utilizadas dependendo do ambiente e do projeto, como cabos de fibra ótica para grandes distâncias e transmissão de altos volumes de dados e/ou sistemas de transmissão por onda como o Wi-Fi, para locais onde fazer o cabeamento físico não é possível.
Os sistemas de armazenamento para CFTV
As imagens são transmitidas à central e exibida em monitores voltados para vídeo-vigilância. Enquanto essas imagens são exibidas, sistemas de armazenamento como hard disks ou storages registram todos os vídeos exibidos para posterior verificação.
Esses equipamentos concentram e guardam as imagens gravadas pelas diversas câmeras espalhadas dos ambientes monitorados.
Os sistemas de armazenamento mudam de nome de acordo com o tipo de tecnologia empregada: Para imagens capturadas por câmeras analógicas, utiliza-se o DVR (Digital Video Recorder), que permite gravar e processar imagens também de câmeras super-analógicas e HDs.
Em ambientes onde as imagens são gravadas por câmeras digitais no padrão Ip, o sistema de armazenamento é conhecido como NVR (Network Video Recorder).
Alguns sistemas menos comuns de CFTV permitem a gravação de imagens de câmeras analógicas e digitais são conhecidos como HVR (Hybrid Digital Recorder).